No Brasil, o Pix rapidamente se tornou o método de pagamento preferido de muitos brasileiros, seguidamente batendo recordes de transações em 2024. Enquanto o sistema, em si, é seguro, é importante que o usuário siga alguns cuidados para não ser vítima de possíveis fraudes, que também se tornaram mais elaboradas nos últimos anos.
Na América Latina, outro exemplo de método de pagamento instantâneo é o SPEI, o “Pix mexicano”. Criado pelo Banco de México, o sistema permite transferências eletrônicas entre contas bancárias de forma conveniente, através de um computador ou dispositivo móvel. Para os clientes Onnixpay, é possível oferecer, em uma só integração, transações por Pix ou SPEI.
A segurança do SPEI
Assim como no Brasil, os mexicanos podem tomar algumas medidas de segurança para evitar o roubo de informações ou o risco de fraude. O próprio Banco de México faz algumas recomendações em seu site, ressaltando que as operações são seguras, pois são processadas através de uma rede privada e protegida.
Esta rede privada utiliza aplicações de segurança, como dispositivos de controle de acesso (firewalls) e criptografia da informação. Assim, ninguém além do banco que recebe o pagamento pode processar as informações. Segundo o Banco de México, “isso é uma garantia suficiente de que ninguém pode enviar pagamentos em seu nome ou alterá-los.”
Outra camada de segurança existe nos aplicativos bancários ou provedores de pagamento em dispositivos móveis. Para realizar uma transferência, é preciso utilizar um dispositivo de segurança, que pode ser um token ou cartão de segurança, garantindo que apenas o dono da conta possa realizar as transações.
São quatro as recomendações feitas pelo Banco:
- Faça seus pagamentos ou transferências de casa; evite usar equipamentos oferecidos em locais públicos, como bibliotecas, escolas ou cafés.
- Quando acessar o site do seu banco, certifique-se de que a conexão é segura (verifique se o endereço eletrônico começa com “https” ou se aparece o símbolo de um cadeado).
- Mantenha seu equipamento computacional atualizado e use um antivírus.
- Evite usar senhas fáceis de adivinhar, como seu nome ou data de nascimento, e não as compartilhe com ninguém.
A página do Banco de México ainda finaliza ressaltando que a CONDUSEF (Comissão Nacional para a Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Financeiros do México) está à disposição daqueles que necessitarem de maiores esclarecimentos.